Para efeito didático vou explicar
cada tipo de desenvolvimento. Vamos lá...
Desenvolvimento físico e motor estão relacionados aos aspectos da
motricidade da criança, ou seja, tudo o que se refere ao ato de engatinhar,
andar, correr, pegar, chupar, comer, beber, enfim, é a parte biológica do corpo
que sofrerá transformações ao longo da vida. Desenvolvimento cognitivo
está relacionado à teoria de Jean Piaget, mas, antes, precisamos entender o que
significa cognição. Trata-se do conjunto de habilidades cerebrais/mentais
necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Essas habilidades
envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção,
criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções. Desenvolvimento social consiste na maneira
como as crianças se relacionam entre elas e com os adultos. São as interações
relativas ao comportamento de agir diante de uma pessoa ou de uma determinada
situação. Quanto ao desenvolvimento
afetivo/emocional, este se refere às emoções, aos sentimentos e às paixões,
bem como à forma como se manifestam.
É claro que todos esses
aspectos compõem a criança em sua totalidade, mas cabe colocar aqui as perguntas
feitas por uma professora de educação infantil que trabalha com crianças de 5
anos de idade: “Esses aspectos são desenvolvidos separadamente em uma criança?
Preciso preparar o meu planejamento de atividades para cada um deles? Como
faço? Como eu os considero em cada atividade?”
Vejam bem: somos seres
humanos complexos e o nosso desenvolvimento não se dá separadamente; assim, o
físico, o cognitivo, o social e o afetivo/emocional estão interligados. Vou dar
um exemplo: quando uma professora se propõe a fazer uma atividade de massa de
bolo e as crianças participam da atividade, mexendo, colocando os ingredientes,
elas estão desenvolvendo aspectos físicos (mexer), aspectos cognitivos (pensar
na quantidade, na transformação que acontecerá com os ingredientes que,
separados são de uma forma, e juntos são de outra); além disso, essa atividade elas fazem junto com outras crianças e com os adultos
que as acompanham, instalando-se, assim, os aspectos sociais. Somemos a isso o
lado emocional por ser uma atividade lúdica que aciona o paladar e a vontade de
comer o bolo logo que ele ficar prontinho! Entenderam quando digo que os
aspectos estão interligados e que podem acontecer simultaneamente? Um outro exemplo é quando a criança está sozinha
desenhando e pintando, sem ninguém por perto, nem um adulto e nem outra
criança; neste caso, estão sendo
desenvolvidos aspectos físicos (motricidade) e cognitivos (a escolha dos temas,
das cores, da composição dos espaços, etc.,) mas não os aspectos sociais. Por isso, é
importante que se entenda que, dependendo da situação, um ou outro aspecto é
mais privilegiado, mas, em termos gerais, eles são desenvolvidos
simultaneamente. Entenderam?