terça-feira, 2 de agosto de 2016

Como trabalhar um Currículo sustentável desde a educação infantil?

O conceito de educação sustentável vem tomando fôlego há algum tempo nos países de primeiro mundo. No entanto, isto se faz necessário em todo o planeta, já que estamos depredando nossa própria casa. Por isso, torna-se totalmente equivocado pensar em um currículo de educação sustentável sem saber do se trata, de fato. Várias pessoas estão entendendo que é necessário preservar o meio ambiente e me dizem que já estão fazendo isto em suas escolas, mas educação sustentável além de questões relacionadas ao meio ambiente; ela deve, também, permear aspectos econômicos e sociais. Como assim?

É necessário reduzir o consumo desenfreado de produtos industrializados que, em sua composição, utilizam de recursos naturais; é preciso reciclar o que já existe e está aí, fazendo de tudo para não gerar mais resíduos sólidos. Economia sustentável precisa gerar renda, ou seja, também é preciso pensar em como os produtos reciclados poderão ser vendidos e como isso pode gerar renda familiar.


Por exemplo, uma comunidade pode gerar, dos seus resíduos úmidos, compostagem para jardins e hortas orgânicas, sendo um excelente produto para ser vendido. O dinheiro arrecadado com a compostagem deve ser revertido em algum bem material para aquela comunidade. Desta forma, estaremos trabalhando o conceito de educação sustentável, ou seja, uma proposta de trabalho educacional que não seja apenas um currículo que precisa ser pensado, mas um novo estilo de vida que faz despertar a consciência de ser e estar no mundo.  Não adianta somente cartazes feitos de cartolina ou de papel cartão sobre preservação do meio ambiente; é preciso preservar, sim, mas pensando em diminuição de consumo e geração de renda com benefícios sociais. Vejam que isto é um novo paradigma prático sobre a educação. Trata-se de um currículo que se faz no dia a dia, em todos os ambientes sociais, seja nas casas, nas escolas, nos clubes, empresas, igrejas, enfim, faz parte da sociedade em geral. É um estilo de vida saudável para todos os aspectos do Planeta Terra, e não somente para a geração atual; é um modo de viver que pensa no futuro das novas gerações que ainda estão por vir. Portanto, ou fazemos isto acontecer, ou teremos sérios problemas de sobrevivência humana, animal e vegetal em pouco tempo. Educar para a vida, na vida e com a vida, este é o lema da Educação Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário